domingo, 14 de outubro de 2012

Festival de Cultura da UFC - Edição 2012

De 15 a 19 de outubro de 2012, a Universidade se debruça sobre a herança histórica de duas efemérides: a Padaria Espiritual (movimento literário cearense que completa 120 anos) e a Semana de Arte Moderna de 22 (realizada há 90 anos na cidade de São Paulo). Ambas representaram rupturas com o tradicionalismo, usando a arte como matéria-prima de revoluções culturais, manifestações políticas e transformações sociais. 

A partir desse pano de fundo, o V Festival UFC de Cultura discute as diferentes formas de pensar/fazer arte e reverbera a influência dos movimentos citados sobre o fazer artístico no Brasil contemporâneo. Através de discussões com os maiores especialistas na área e enriquecendo o diálogo com múltiplas linguagens, fica provado que ainda permanece vivo o desejo de mudança.

A Universidade Federal do Ceará acumulava, até recentemente, dívida histórica com a sociedade cearense no campo da cultura. Há cinco anos, a Instituição diagnosticou essa lacuna e começou a conceber um evento que não só se propunha a ocupar essa função, mas também a valorizar a cultura cearense e brasileira como um todo. Desde a sua primeira edição, em 2008, o Festival UFC de Cultura mergulhou em universos distintos para fortalecer esse compromisso de fomentar e difundir a arte e a cultura. 

A grande marca do evento é a multiplicidade de linguagens. Há espaço para discussões teóricas, música, dança, teatro, cinema, literatura, gastronomia, moda e oficinas. Tendo como principais valores a participação da comunidade acadêmica, a integração entre Universidade e sociedade, a democratização da cultura, a formação de plateias, a reflexão crítica e a diversidade cultural, o Festival UFC de Cultura já está consolidado como um dos principais eventos do calendário cultural do Ceará e do Brasil.


Aprecie a programação, na íntegra, no site do evento:

 http://www.festivalufcdecultura.ufc.br/2012/




Nenhum comentário:

Postar um comentário