O Bairro

O Benfica é um bairro histórico, está localizado na porção centro-oeste de Fortaleza, ocupando uma área de 143,1 hectares, dá para perceber pela arquitetura dos casarões, muitos deles são ocupados pela Universidade Federal do Ceará.
O bairro do Benfica começou a ser formado em 1910 ao redor da Igreja dos Remédios. O construtor foi João Antônio do Amaral, que veio de Benfica, em Portugal.

A história do bairro também está ligada a familia Gentil especialmente ao banqueiro e coronel José Gentil, que em 1909 adquiriu a chácara localizada na Avenida Visconde de Cauípe (atual Avenida da Universidade). Em 1918 o banqueiro ergueu no local um palacete para sua moradia. No passado, as famílias ricas da Cidade moravam no Benfica. Elas migraram para outros bairros, mas deixaram no Benfica o gosto pela cultura. 

O Coronel José Gentil Alves de Carvalho nasceu em Sobral em 11 de setembro de 1867 e faleceu em 11 de março de 1941, foi em vida o maior empresário do Ceará. Em 1909, já Residindo em Fortaleza, adquiriu uma chácara na Av. Visconde de Cauipe, no Benfica; onde ergueu em 1918 um belíssimo palacete para ser a sua residência.Em torno do palacete construiu vilas e ruas com residências de vários tamanhos e estilos, praças e áreas verdes.


Lugar que ficou conhecido como Gentilândia.





CORONEL JOSÉ GENTIL, EM 1900.



Família Gentil Alves de Carvalho em frente a antiga residência, 1909. Da esquerda para a direita: Rita Zenaide, Heloísa, Arimá, Maria Aracy, Beatriz, José, Iracema, Carmem, Anita, Isabel, João, Chiquita, Maria (Mimosa), Antônio, Dona Maria Amélia (Melinha) e o coronel José Gentil. (Arquivo Nirez).




Família Gentil em 1953 na Vila Gentil. In. Gentil (1967).






Família de José Gentil e Amélia Gentil em 1936 na comemoração das bodas de ouro do casal. In. Gentil (1967).